10 Atividades gratuitas para fazerem com as crianças 

As crianças não precisam de muito para serem felizes, nem é necessário os pais pensarem durante longas horas, onde os levar, o que fazer, o que comprar. As crianças gostam de ESTAR com os pais e isso é indiscutível. O estar foi colocado em destaque propositadamente porque estar é diferente de ESTAR. Confusos? Passo a explicar.

As crianças valorizam a presença dos pais, quando a sua presença é verdadeira com entrega, atenção, valorização, mostrando que naquele momento estão desligados de tudo o resto (telemóvel, computador, internet, trabalho, problemas, etc) e estão ali, apenas para viver o momento. Elas sentem quando isso acontece!

De seguida, apresento uma lista de 10 atividades que poderão realizar com as vossas crianças, garantindo que elas vão adorar.

  1. Jogar futebol ao ar livre, as crianças adoram e caso não gostem de futebol, escolham outro desporto. O importante é fazer e aproveitar o bom tempo que nos resta.
  1. Ouvir uma música e cantá-la ou até coreografá-la, ouvir música faz bem à alma! Optem por músicas alegres, mexidas com boas vibrações.
  2. Jogar ao esconde-esconde com a família no parque ou até em casa, nos dias cinzentos de inverno, a imaginação não tem limites.
  3. Fazer um bolo ou bolachinhas que possam comer todos juntos ou partilhar na escola com os coleguinhas (deixo o link de umas bolachinhas de aveia saudáveis e deliciosas http://www.vidaativa.pt/a/receitas-bolachas-de-aveia/).
  4. Jogar ao rei manda, pode-se adaptar a qualquer lugar e não necessita de material, apenas alegria e boa disposição!
  5. Construir algo em conjunto, por exemplo, em madeira, massa pão, tecidos.
  6. Fazer jardinagem plantando algo, flores, ervas aromáticas ou irem mais longe e construírem uma horta vertical.
  7. Fazer explorações na natureza, por exemplo, encontrar grilos, rãs, joaninhas, trevos de quatro folhas.
  8. Fazer gelados de frutas no verão ou compotas no inverno (descascar as frutas, tirar os caroços, lavar, etc).
  9. Caminhar, andar de bicicleta aproveitando para conversar, apreciar a paisagem e respirar fundo.

O segredo está na simplicidade e sobretudo viver o momento presente. Estar aqui e agora!

Ângela Rodrigues

Comentários

Comentários