10 Dicas para o regresso às aulas

As férias foram fantásticas, muito sol, praia, dias longos, passeios, bola, bicicleta, corridas, saltos, enfim, liberdade! Mas estão quase, quase a terminar e convém aproveitar os últimos dias, sem esquecer que temos de preparar as crianças e as famílias para o regresso às aulas. As crianças e as famílias, REPITO, mais as famílias que as crianças [risos].

O início das aulas causa, às famílias, algum stress porque é a adaptação [para alguns uma readaptação], a novas dinâmicas, nova organização familiar, novos horários, novas responsabilidades e até a uma nova meteorologia [lamentavelmente com o regresso das aulas também chega o outono]. Para as crianças, se ao longo de três meses, o tempo foi ocupado com jogos, brincadeiras, ar livre, descontração, calor, banhos refrescantes e sestas deliciosas. Chegou a hora de se começarem a despedir dos dias longos e do chinelo no pé.

Se nós adultos sentimos dificuldades em voltar ao trabalho e à rotina do dia-a-dia, imaginem as crianças que estiveram longos meses de férias. Deixo algumas dicas para facilitar a nova fase, não esquecendo que se as férias são importantes, o regresso à rotina também é muito saudável.

1- Explicar à criança que as férias estão quase a terminar, não é necessário com um mês de antecedência, basta uns dias. Informá-la das mudanças que irão acontecer, mas de uma forma geral para evitar que crie ansiedade e nervosismo, por exemplo:

 Vais passar a deitar mais cedo, terás de tomar o pequeno-almoço mais rápido, no dia anterior terás de deixar tudo organizado na mochila, vais brincar em casa e na escola e também irás aprender coisas diferentes e fantásticas que os pais vão querer que lhes ensines.

2- Falar da escola e dos professores de uma forma positiva, ajuda a criança a sentir curiosidade e interesse pelo início do novo ano letivo.

3- Ajustar os horários, previamente e sem pressão. Ao ajustar os horários da criança, o dos pais também se deve ajustar.

4- Incluir a criança na compra de material, dando-lhe a hipótese dela escolher algumas coisas, caso os pais concordem e se enquadre no orçamento.

5- Levar algo novo no primeiro dia de aulas, por exemplo, uma t-shirt, uma pulseira, ou mesmo um penteado novo, a criança sentir-se-á mais confiante.

6-Acompanhar a criança no primeiro dia, se possível o pai e a mãe para que ela se sinta segura e orgulhosa.

7- Passarem com alguma frequência perto da escola, a pé ou de carro e referirem-lhe “olha à tua escola, tão bonita, é muito grande”, a criança começa a ganhar sentido de pertença ao espaço escolar.

8- Estabelecer diálogos com a criança, perguntando-lhe que brincadeira irá realizar neste ou naquele espaço da escola para que ela se imagine ali e crie identificação.

9- Convidar alguns amigos da criança para um lanche, uma ida ao parque, no sentido de fortalecer as amizades, após vários meses afastados.

10- Pais tranquilos, positivos e com um sorriso encorajador. Torna tudo mais fácil!

Ângela Rodrigues

Comentários

Comentários