Sobre Mim

Falar de mim é falar do meu percurso, das minhas motivações e das minhas raízes. Foi num cantinho junto às montanhas, em Lagoaça que dei os primeiros passos, sorri e fiz sorrir, pais, avós, tios, primos, amigos. Cresci a correr pelas ruas, a dizer bom dia e boa tarde a quem passava, a brincar muito, a gritar muito, a sujar-me muito, rodeada de animais, cães, gatos, ovelhas, cabras, galinhas, cavalos, vacas, alguns deambulavam pelas ruas e cruzavam-se nas minhas brincadeiras. Como fui feliz!

É aqui, nestes primeiros três anos de vida que se traça a minha personalidade, os meus gostos e até quem sabe, algumas das minhas motivações de hoje. Acredito que a infância marca profundamente a vida de qualquer pessoa, marcou a minha. Cresci com liberdade, sem demasiadas regras, apenas orientações, boas orientações, eficazes e objetivas.

Muito cedo, rumei ao Porto, a cidade que me viu crescer e tornar-me mulher. As montanhas, o céu límpido, as ruas estreitas deram lugar a movimento, muitas casas, pessoas, carros, adaptei-me com a rapidez que uma criança de três anos se adapta a qualquer mudança. Esta é uma cidade acolhedora, de boa gente, com sotaque forte, lugares mágicos. Sinto-me bem aqui! A mudança fez criar novas oportunidades, cruzar-me com novos conhecimentos, outros espaços, ter acesso a outras vivências que me transformaram naquilo que sou hoje.

Sou uma mulher de 32 anos, mãe da Clara, a principal motivação para a criação deste blog, casada, de bem comigo e com os outros, o sorriso e a alegria acompanham-me para onde quer que vá, apaixonada e grata por tudo o que a vida me proporciona, valorizo os pequenos momentos do meu dia-a-dia. O trabalho que desenvolvo há doze anos com crianças, pais, professores, assistentes operacionais e famílias enriquece-me diariamente a nível pessoal e profissional e é essa experiência, aliada ao facto de ter sido mãe que me motiva e impulsiona para a criação deste projeto.

Há longos meses que a ideia vagueia pela minha cabeça, chegou a hora, nasceu o projeto da minha vida, Às Claras.

Algo me diz que este é o momento de partilhar com o mundo, com as mães, os pais, os avós, os professores, os alunos, o vizinho do lado aquilo que sou e acredito, enquanto mãe, formadora, educadora e simples observadora do mundo das crianças, apenas me posso sentir grata pelo meu mundo se cruzar com o deles. Assim, sou feliz.


Áreas de Interesse e Formação

Há muito, muito tempo que o gosto pela escrita, leitura e aprendizagem me acompanha. Ninguém me despertou esse interesse, descobri-o sozinha. Ainda na escola primária me fazia acompanhar de cadernos e caderninhos com folhas coloridas e perfumadas, todas escritas com pensamentos, ideias, histórias. Com a entrada no segundo ciclo tive acesso a uma biblioteca, era lá que passava grande parte do meu tempo, todas as semanas havia um livro novo na minha mochila. A minha adolescência ficou marcada pela escrita de histórias, cartas às amigas e primas. Este gosto acompanhou-me até hoje, como me sinto bem numa biblioteca ou apenas a ler, sinto-me a crescer. A entrada no ensino secundário inclinou-me para a área das letras, não podia ser diferente. Mais tarde escolho a área da educação para me formar, Educação Social, o interesse em trabalhar com diferentes públicos alvo, ser um elemento preponderante na construção de projetos de vida, fascinou-me. Ao longo da licenciatura todos os estágios foram realizados com crianças e famílias. Ingresso no mercado de trabalho nessa área, mais especificamente, em âmbito escolar. É aqui que me sinto realizada. Trabalhar com crianças, famílias, professores, assistentes operacionais, comunidade… completa-me. Tive necessidade de aprender mais, ingresso no mestrado na área da Educação e Intervenção social, nomeadamente numa área voltada para a Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário. O gosto por ensinar levou-me à formação de adultos, um desafio. O contacto com púbicos tão diversificados aguçou-me o interesse por novas áreas, que se revelaram preponderantes para a criação de novos projetos. A formação em ioga do riso tornou-se uma ferramenta de gestão do stress e do bem-estar emocional. A formação em educação parental, através do programa incredible years, como facilitadora do programa “Mais Família, Mais Criança ” (treino certificado para líder de grupo de pais de crianças em idade pré-escolar e 1.º ciclo). A formação em gestão emocional, motivação e criatividade, aliada às formações certificadas internacionalmente em Mindfulness Fundamentals e Mindful Educator, bem como Mindfulness para professores e à sua prática diária, a paixão pela narração oral de histórias infantis, abriram as portas para a criação deste projeto que contribuirá para o meu crescimento profissional e sobretudo pessoal, enquanto MÃE.